Atualizado: 16 de mar.
O Mercado Livre de energia é um ambiente em que consumidores e geradores podem negociar contratos de energia elétrica livremente, sem interferência da concessionária local, tendo assim o poder para avaliar e decidir sobre preços, prazos, quantidades de energia contratada e fornecedores.

O mercado de energia está passando por grandes mudanças regulatórias e em um breve futuro todas as empresas poderão fazer parte do ambiente de contratação livre, mas por enquanto, existem pré-requisitos para uma instituição migrar para o ACL.
Para participar do mercado livre de energia é necessário ser um consumidor com demanda contratada maior ou igual a 500kW, sendo dividido da seguinte forma:
Consumidor Livre:
- Demanda maior ou igual a 500 kW
- Contrata energia Convencional (proveniente de Hidroelétricas)
Consumidor Especial:
- Demanda maior ou igual a 500 kW
- Contrata energia Incentivada (procedente de fontes renováveis tais como Eólica, Solar, PCHs, e Biomassa)
Comunhão de Cargas:
- União de cargas de pequenas empresas para atingir demanda mínima de 500kW.
Os requisitos são: Possuir mais de uma unidade consumidora que pertencem ao mesmo CNPJ ou grupo empresarial ou encontram-se registrada no mesmo local.
️Vale ressaltar que em Janeiro de 2024, há previsão para abertura total do mercado para os consumidores do Grupo A. Você já conhecia o Mercado Livre de Energia? Quer saber mais sobre o assunto? Nossa equipe de especialistas está pronto para te atender!