top of page

Mercado Livre de Energia alinha-se a empresas que buscam uma operação mais sustentável.

Nos últimos anos, a discussão sobre questões como o combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente ganhou muito destaque no debate público. A adoção de práticas sustentáveis tornou-se fundamental para empresas de todos os setores, que buscam incluir a responsabilidade socioambiental em suas operações.

Além dos motivos éticos e morais, ser sustentável também traz benefícios econômicos para as organizações. O comprometimento com o meio ambiente é bem visto pelos consumidores, que se mostram cada vez mais preocupados com o impacto das suas decisões de compra. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela consultoria Nielsen, quase metade dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto ambiental. Este dado demonstra uma vantagem competitiva que empresas socioambientalmente preocupadas podem desfrutar ao se adequarem às novas demandas da sociedade.

É indiscutível que o consumo de energia limpa colabora para a preservação do meio ambiente. Ao optar por fontes de energia renovável, as empresas têm a oportunidade de reduzir sua pegada de carbono e colaborar na redução dos impactos ambientais causados pela utilização de combustíveis fósseis.

Desse modo, o Mercado Livre de Energia se apresenta como uma solução que alia os benefícios já citados à redução de custos com energia elétrica. Através deste modelo de contratação, o consumidor tem a liberdade de escolher o fornecedor da energia que consumirá. Assim, por meio da compra de energia incentivada, o consumidor pode utilizar fontes renováveis, como solar, eólica e biomassa, enquanto recebe incentivos financeiros.

Com o avanço das tecnologias de geração, a tendência é que a oferta de fontes renováveis cresça, de modo que consumir energia limpa torne-se cada vez mais competitivo devido à queda dos custos de geração.

O Brasil conta com políticas públicas de incentivo ao uso de energia limpa no Mercado Livre. Optar por comprar energia incentivada, ou seja, produzida a partir de fontes renováveis, traz benefícios financeiros ao consumidor, como descontos integrais ou parciais na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e previsibilidade de custos, já que através dos contratos de longo prazo é possível acordar com o fornecedor tarifas fixas para a compra de energia para os próximos anos.

O Mercado Livre é um importante aliado para otimizar o binômio sustentabilidade ambiental e econômica. Como uma solução acessível e que pode utilizar tecnologias de energias renováveis, essa opção se mostra extremamente vantajosa para diversos tipos de empreendimentos.

Traga sua empresa para ser mais sustentável e econômica no Mercado Livre de Energia. Fale com nossa equipe e saiba como adotar práticas mais sustentáveis e econômicas para seu negócio.

9 visualizações0 comentário
bottom of page