top of page

Saiba como uma indústria pode reduzir os custos com energia elétrica.



Estamos no verão, a estação mais quente do ano.

Nessa época o consumo de energia elétrica aumenta exponencialmente por conta de diversas ações adotadas para tentar amenizar as altas temperaturas nos ambientes.

Com o aumento do consumo, as contas ficam mais caras e muitas empresas sofrem com esses gastos adicionais. O setor industrial que já apresenta o consumo de energia como grande parte na receita, sendo responsável por 40% dos custos de produção*, percebe o valor da conta crescer durante esse período.

Pensado nisso, separamos algumas dicas que podem ser adotadas para gerar economia de energia não apenas no período de forte calor, mas durante todas as estações do ano. Confira abaixo: Otimizar os ambientes: Uma forma de reduzir os custos de energia é aderir a medidas que otimizem o ambiente de trabalho e descanso dos funcionários. Algumas ações são mais simples e outras possuem maior grau de dificuldade para implementação. A começar por uma ação simples, a inspeção de lâmpadas é uma das primeiras coisas a se fazer, o ideal é utilizar as de led, pois são benéficas no quesito durabilidade, sustentabilidade e economia. Outra forma é aproveitar a iluminação e ventilação natural dos ambientes diminuindo assim, o uso de luz elétrica e de climatizadores. Pensando em uma ação com maior grau de dificuldade, adotar cores mais claras tanto para as paredes quanto para as mobílias dos ambientes pode levar mais tempo e exigir liberação de verba, porém, garante um local mais claro e consequentemente com menor necessidade de luz artificial. Revisar aparelhos e equipamentos: Esteja atento se os equipamentos e aparelhos estão funcionando em normalidade. Um aparelho de ar condicionado desregulado ou uma máquina descalibrada podem custar muito no final do mês. Por isso, é de extrema importância estar com manutenção em dia e até mesmo ter controle da durabilidade de certos equipamentos, pois muitas vezes a solução adequada é substituir o antigo por um novo. Planejamento de agenda de operações: Saber planejar as atividades é um grande trunfo dos gestores. Organizar as equipes para melhor aproveitamento da luz e ventilação natural em determinadas operações é uma opção para economia, assim como, estar programado para que o funcionamento da linha de produção com grandes máquinas seja fora do horário de pico de consumo. Conhecer novas formas de economia Estar atento ao que o mercado oferece para reduzir custos e otimizar o consumo elétrico é de extrema importância para ter uma economia garantida ao longo do ano. O mercado livre de energia se apresenta como solução para sua empresa ter uma redução de até 35% na conta, além de oferecer outros benefícios, como o consumo de energia de limpa. Para entender mais sobre o mercado livre e como reduzir os custos com energia, fale com nossa equipe de atendimento. Email: contato@eccolivre.com *dados com fonte da firjan

20 visualizações0 comentário
bottom of page