top of page

Você sabe o que significa “Migrar para o mercado Livre de Energia?” Conheça esse processo.

Para uma empresa migrar para o Mercado Livre de Energia e poder consumir de fontes 100% renováveis, com economia líquida média de 30%, é necessário que ela cumpra certos requisitos administrativos, técnicos e legais que a torne apta a estar no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e usufruir de suas funcionalidades.

O processo de cumprimentos dos requisitos é chamado de processo de Migração, e é nomeado desta forma exatamente porque é o processo que permite a empresa a migrar do ambiente cativo para o livre.

A migração dura em média 6 meses e é dividida de acordo com os requisitos necessários para cada agente envolvido no ACL. Sendo os que participam: a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a Distribuidora (Empresa local que fornece energia ao cliente) e a Comercializadora (Empresa que venderá a energia ao cliente). A importância de um acompanhamento na Migração

No processo de Migração, as tarefas e solicitações devem ser feitas simultaneamente entre os agentes participantes, cada uma com suas especificidades, prazos e detalhes inerentes a sua natureza. Por se tratar de um processo complexo e com prazo estabelecido, as empresas geralmente se veem com dificuldades de gerir tais ações sozinhas, sendo importante e de grande ajuda a presença de alguém, conhecedor do processo por inteiro, para auxiliar nas tarefas e estar atentos aos imprevistos no caminho, oferecendo as melhores soluções e mediações entre os agentes.

Com a abertura de mercado se aproximando, e o setor em crescimento, cada vez mais é notável a presença de novas migrações acontecendo. O acompanhamento constante e próximo dos agentes, fruto de relacionamentos construídos com o tempo, permite que novidades ou imprevistos sejam melhor notificados e compreendidos entre as partes, muitas vezes resultando em soluções rápidas e inovadoras, assegurando os prazos e resultados esperados para a empresa que está em migração.

O prazo da migração é outro detalhe muito importante para o interessado no processo. Toda migração deve ser finalizada (ter seus requisitos cumpridos) na data estabelecida pela CCEE, em média na segunda semana do mês. O que torna o cuidado e a atenção dedicada no processo, uma qualidade essencial, pois alguma documentação ou cadastro equivocado existente na data limite é capaz de negar que a migração seja realizada, ou seja, sendo capaz de adiá-la. Geralmente, as documentações possuem seus próprios procedimentos de solicitação, prazo, entre outros. Portanto, para garantir que na data limite esteja tudo corretamente realizado, é necessário que o gestor do processo tenha um planejamento prévio estabelecido e dedicado para cada agente relacionado. O acompanhamento de um profissional como gestor da migração pode oferecer este planejamento.

Para além, quando falamos sobre a contratação de energia durante a migração, geralmente o ideal é firmar um contrato de longo prazo afim de assegurar um preço fixo e assim ter a previsibilidade dos custos da energia durante toda a vigência deste contrato. O acompanhamento de um especialista nesta etapa permite que sejam feitas melhores cotações e cláusulas de contrato, pois seu contato com uma carteira de comercializadoras e sua experiência prévia com contratos de energia são de relevante impacto e ajuda à empresa na segurança e eficiência da compra de energia livre.

Migrar para o Mercado Livre é uma escolha segura e que gera inúmeros benefícios para as instituições. Como pontuado ao longo do texto, o processo é longo e com etapas que exigem atenção e dedicação integral para que a empresa consiga realizar sua entrada no ACL. Por isso, a ECCO oferece o serviço de Migração e gestão no Mercado Livre para que sua empresa possa receber as vantagens de comprar a própria energia e não precise enfrentar as burocracias processuais.


Deseja conhecer mais desse mercado? Fale conosco.


8 visualizações0 comentário
bottom of page