Tire suas duvidas

Posso sofrer retaliações da distribuidora por deixar de comprar energia dela?

Não. Por determinação legal, a distribuidora continua sendo obrigada a prestar todo seu serviço de entrega de energia e manutenção nos mesmos moldes do mercado cativo.

E se eu quiser voltar ao mercado Cativo?

O consumidor deve solicitar a migração para o mercado livre na sua Distribuidora e ter ciência de que para retornar se necessário ao mercado Cativo o processo é o mesmo da migração. Porém o pedido de retorno deve ser feito com 5 anos de antecedência e a distribuidora tem esse período para autorizar ou não a volta.

Muitas empresas retornam para o mercado Cativo?

O movimento é exatamente ao contrario, cada vez mais empresas que tem o perfil do ACL deixam o mercado cativo, pois percebem os benefícios de serem um consumidor livre.

Quantas empresas estão no mercado livre de energia?

Atualmente o ACL representa 33% do consumo nacional através de aproximadamente 9200 consumidores que cresce a cada ano, grandes empresas já estão no mercado livre de energia, quem não está, não conhece os benefícios, ou não tem demanda suficiente para entrar.

As empresas estão indo para o mercado livre de energia só por causa da economia de 30% ?

Os consumidores do Mercado Livre de Energia também possuem a vantagem de poder comprar energia de fontes renováveis, diminuindo impactos negativos para o meio ambiente, como a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, essas empresas se posicionam positivamente diante de seu público consumidor como companhias sustentáveis

Estou em dúvida, mercado livre ou energia Solar? 

Normalmente os consumidores que tem o perfil de mercado livre, ou seja, que possuem um consumo a cima de 500kVk de demanda, ou 70 mil reais, preferem o mercado livre, pois o investimento em energia solar para suprir essa demanda fica muito alto e o retorno financeiro muito longo, além da economia não ser como a esperada, já no mercado livre o investimento é praticamente zero e o retorno depois de migrado é de apenas 1 mês.