top of page

Dia Mundial da Energia: Fontes renováveis, preservação do planeta e novos de negócios

No dia 29 de maio, comemora-se o dia mundial da Energia, uma data para impulsionar e conscientizar sobre a importância de valorizar e preservar os recursos energéticos. Desde a Revolução Industrial, a humanidade tem dependido cada vez mais de fontes de energia não renováveis, como o petróleo, gás e carvão. No entanto, a crescente preocupação com as mudanças climáticas e o esgotamento desses recursos tem impulsionado o investimento em fontes de energia renovável, como a solar, eólica e biomassa. O investimento em fontes de energia renovável é uma das soluções mais eficazes para garantir um futuro sustentável. As energias solar e eólica, por exemplo, são fontes limpas, abundantes e acessíveis, e estão se tornando cada vez mais competitivas em relação aos combustíveis fósseis. Outro benefício das energias renováveis é a geração de empregos. De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o setor de energias renováveis empregou cerca de 11,5 milhões de pessoas em todo o mundo em 2019. Isso significa uma grande oportunidade de crescimento econômico e social para países que investem nessa área.

Analisando cenário local, o Brasil é um país com grande potencial para a geração de energias renováveis, principalmente solar e eólica. Segundo a EPE - Empresa de Pesquisa Energética, a matriz energética brasileira pode chegar a ter mais de 60% de participação de fontes renováveis até 2050.


Para as empresas, a adoção de consumo de energia limpa é um atitude que possui impacto tanto individual otimizando suas operações e diminuindo significativamente o custo com a energia, como de forma coletiva, pois ao reduzir a pegada de carbono e emissões de efeitos dos gases estufas beneficia a sociedade como um todo, preservando o meio ambiente.


Como indivíduos, podemos agir por meio de medidas simples como desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso, optar por lâmpadas LED de baixo consumo, escolher eletrodomésticos com selo de eficiência energética, usar transporte público ou bicicleta sempre que possível e consumir de empresas que são eco-friendly.


Como instituição, nós da ECCO temos o propósito de gerar valor para a sociedade através da democratização das energias renováveis. Em eventos empresárias, palestras, reuniões e em nossos canais de comunicações sempre estamos ressaltando a importância de uma operação mais sustentável e as medidas de viabilização dessas ações.


Juntos podemos garantir um futuro mais sustentável para nós e para as próximas gerações.


Se sua empresa deseja adotar o consumo de energia procedente apenas de fontes renováveis, converse conosco e garanta uma operação mais sustentável.


7 visualizações0 comentário
bottom of page